Crédito da Foto: Arquivo Pessoal do cavaleiro.

 

 

Com a palavra Cesinha, um dos cavaleiros mais carismáticos do hipismo nacional, dono de uma simplicidade ímpar, com uma bagagem enorme no esporte e, acabou de chegar de uma turnê pela Europa:

Silvia Milani: Cesinha quais são seus principais títulos dentro do hipismo?
Cesar Almeida: Duas vezes campeão brasileiro de Sênior Top, Medalha de ouro no Pan-americano do RJ 2007 e Bronze Pan-americano de Santo Domingo 2003.

Silvia Milani: O que está achando do momento que estamos passando no esporte no Brasil?
Cesar Almeida: O Brasil vem com grande evolução, cada vez mais concursos e de alto nível técnico.

Silvia Milani:  Você acredita que hipismo nacional de uma maneira geral está evoluindo e você atribui a que?
Cesar Almeida: Com certeza esse processo evolutivo esta ligado a melhores cavalos no circuito nacional.

Silvia Milani: Qual foi a sua maior alegria dentro da sua profissão e qual a maior tristeza?
Cesar Almeida:
Alegria foi à medalha de ouro no Pan-americano do Rio e, tristeza não me lembro, pois procuro só pensar em coisas boas.

Crédito da Foto: Arquivo Pessoal do cavaleiro.

Silvia Milani: Sei que acabou de fazer uma turnê pela Europa o que achou?
Cesar Almeida: Foi muito bom, o Haras Império Egípcio, em nome do Daniel Aguiar me proporcionou uma grande experiência que provavelmente deva se estender até o ano que vem.

Silvia Milani: Você teve a oportunidade de se hospedar da Ecurie Fape e trabalhar com a equipe deles na Bélgica, o que achou?
Cesar Almeida: A Ecurie Fape esta muito bem estruturada, pista nova com um piso espetacular, obstáculos da melhor qualidade e, um picadeiro maravilhoso iluminado que te proporciona maior conforto para o trabalho do dia a dia. Lá tenho todo o respaldo de secretariado, inscrições, transportes, tratadores e apoio de trabalho de plano, o Felipinho é um excelente técnico, tem uma sensibilidade diferenciada. Ele é muito profissional nas suas dicas. E o melhor, é que você se sente em casa, um clima de família e BRASIL.

Crédito da Foto: Arquivo Pessoal do cavaleiro.

Silvia Milani: Qual é o maior diferencial desta equipe?
Cesar Almeida: O Felipinho Filho procura manter uma qualidade de cavalos acima da media, veja os resultados Fabio Leivas e Paulo Stewart, varias classificações nos concursos 2, 3,4 estrelas e, o meu cavalo Ballymore vem se apresentando muito bem, estamos felizes.

Silvia Milani: Há quanto tempo faz parte da equipe do Haras Império Egípcio?
Cesar Almeida: Comecei em 2008 logo após o Pan-americano do RJ, são sete anos de parceria e acima de tudo amizade, respeito e profissionalismo.

Silvia Milani: Como está vendo a evolução do trabalho de todos do Haras Império Egípcio?
Cesar Almeida: O Haras Império Egípcio tem uma equipe de cavaleiros de primeira linha, o Zé Ramos muito competente na administração, proporciona uma tranqüilidade para que nosso trabalho tenha a maior qualidade, uma equipe de picadores e tratadores especializada e regada de muito incentivo dos proprietários Dona Angela Aguiar, Daniel Aguiar e Ana Eliza Aguiar.

Crédito da Foto: Arquivo Pessoal do cavaleiro.

Silvia Milani: O que significou para você mais um título brasileiro recém conquistado no Agromen com a Lara IE?
Cesar Almeida: O Titulo de Campeão Brasileiro de 8 anos com a Lara Império Egípcio, foi uma construção e confirmação de um trabalho serio de equipe, vínhamos batendo na trave, mas agora deu certo, o Daniel sempre acreditou na pequena Lara de coração grande, que foi valente e competente no desempate.

Silvia Milani: Você acredita que sua turnê pela Europa pode ter contribuído para essa vitória, pois acabou de chegar da Europa e foi direto competir no interior de São Paulo e de quebra já trouxe um importante título?
Cesar Almeida: Sim sem duvida, a vida de um cavaleiro é sempre aprender novas técnicas e essa experiência com o Felipinho Filho e o Luiz Sabino na Europa, foi muito importante, mas quero ressaltar que a equipe do Haras IE teve importante participação nesse titulo, pois a Lara estava no ponto da competição graças ao planejamento de trabalho do Zé Ramos e aos cavaleiros Guilherme Ciampi e Pedro Vilarinho.

c

Silvia Milani: Quais serão as competições que ainda participará esse ano?
Cesar Almeida: Vou ao Concurso de Salto Internacional no Rio de Janeiro, Classic Horse e, depois volto a Europa para fazer dois concursos Indoor na Bélgica com Ballymore IE e Bachus IE.

Silvia Milani: Com sua experiência dentro de esporte, títulos conquistados, representações pelo Brasil em diversas competições internacionais e, seriedade que traz em sua bagagem profissional, o que pode falar para os ginetes e amazonas que estão pretendendo iniciar sua carreira dentro do hipismo agora?
Cesar Almeida: Minha vida profissional sempre foi regada de muito trabalho, dedicação, respeito aos animais, valorização das amizades e tive muita sorte de encontrar parceiros que acreditaram e acreditam em mim, muito obrigado Haras Império Egípcio *Daniel*.

* Entrevista realizada por Silvia Milani